ÁGUA, LIXO E ENERGIA:

PROPOSIÇÕES TEÓRICAS PARA UMA TRÍADE TEMÁTICA

 

 

Água, Lixo e Energia: Proposições Teóricas para uma Tríade Temática foi um paper primeiramente elaborado para subsidiar apresentação que desenvolvi na Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG, campus de Ouro Preto, em 17-10-2012), evento no qual apresentei Conferência sobre a questão dos Resíduos Sólidos e a Tríade Água-Lixo-Energia.

O paper faz uma avaliação de um conceito - a Tríade Água-Lixo-Energia - que tem frequentado minha produção teórica desde 2003. O nexo epistemológico da conceituação são as interações existentes entre as questões dos Resíduos Sólidos, dos Recursos Hídricos e da Matriz Energética, propondo um marco teórico-metodológico centrado nos vínculos que atam três temários geralmente tratados isoladamente. Isto é: os da Água, do Lixo e da Energia.

Após circular informalmente como texto de apoio para minhas conferências, Água, Lixo e Energia: Proposições Teóricas para uma Tríade Temática foi publicado pela Revista Élisée, publicação da área de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Volume 2, páginas 43-62, 2013.

Joomla Templates by Joomla51.com