MEMÓRIA D'ÁFRICA

OBRA DE REFERÊNCIA NACIONAL EM AFRO-EDUCAÇÃO

 

 

Compreender a África é sumamente um exercício crítico. Uma meta declarada de Memória D'África: A temática africana em sala de aula aponta para o desvendamento de realidades encobertas por mitos, ficções e imagens fantasiosas.

Ainda que existam visões estereotipadas cultivadas contra outros povos e regiões, a África, mas do que qualquer outro continente, terminou encoberta por um véu de preconceitos que ainda hoje marcam a percepção da sua realidade.

Daí que uma nova África, vibrante e esperançosa, pode surgir da leitura dessa publicação verdadeiramente original, que no final das contas associa-se também às expectativas de muitos outros milhões de humanos excluídos e que crescentemente estão privados de segurança social, política e econômica.

Portanto, o estudo do continente conduz a uma melhor compreensão do mundo e da sociedade brasileira, contribuindo para sua transformação rumo a uma sociedade justa e em equilíbrio para consigo mesma.

Memória D'África: A temática africana em sala de aula busca contribuir para desvendar a realidade africana a partir dela mesma. A publicação já está na quarta edição e tem recebido elogios constantes dos mais diversos segmentos sociais e pedagógicos.

 

MEMÓRIA D´ÁFRICA
A Temática Africana em Sala de Aula

Maurício Waldman e Carlos Serrano
Cortez Editora, 2007.
ISBN 978-85-249-1315-0, 327 pp.
Formato: 16x23 cm.

 

MEMÓRIA D'ÁFRICA
A Temática Africana em Sala de Aula
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Telefone Comercial: (011) 3611-9616

 

 

SUMÁRIO

1. APRESENTANDO A TEMÁTICA DESTE LIVRO
Por que estudar o continente africano?
África e Brasil: Vínculos e Complementaridades
África: O Resgate em Sala de Aula
A Temática Africana e a Lei nº 10.639 no Contexto da Ação Afirmativa
 

2. A PERCEPÇÃO DA ÁFRICA
A África no Imaginário Europeu
Repensando a África
 

3. O ESPAÇO AFRICANO
As Singularidades Continentais da África
O Passado Geológico e seu Papel no Continente
Peculiaridades da Hidrografia e dos Recursos Hídricos
Tropicalidade, Vegetação e Percepção da Paisagem Natural
Paisagem Natural e Organização do Espaço na África
 

4. ÁFRICA: UNIDADE E DIVERSIDADE
A África e sua Interação com o Mundo
A Identidade do Continente, o Saara e suas Implicações
Africanidade, Diversidade e o Desafio da Unidade
 

5. A ÁFRICA TRADICIONAL
Africanidade, Tradição e Modernidade
As Sociedades Tradicionais Africanas
Refletindo sobre a Família Extensa
     Autarquia e Integração da Sociedade Tradicional
A Religiosidade Tradicional
     Religião, Sociedade e Visões de Mundo
     O Conceito de Forças Vitais
     A Oralidade: A Força da Voz
A Arte Tradicional
     O Imaginário no Simbolismo Gráfico da Arte Africana
     Arte e Simbolismo Tradicional
O Poder Tradicional
     A Especificidade do Poder em África
Discutindo o Tráfico de Escravos
     Escravidão na Sociedade Tradicional: Um Estudo de Caso
     Aspectos da Economia Tradicional e o Tráfico de Escravos
     Quem são os escravos?
     O Tráfico: Euforia Comercial e Declínio 

6. A PRESENÇA EUROPÉIA NA ÁFRICA
O Mercantilismo e a Mitologia do "Continente da Escravidão"
O Capitalismo Industrial e o Novo Papel da África
 

7. RESISTÊNCIA E LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
Uma Longa Tradição de Resistência
A Dominação Européia na África
Pan-Africanismo, Descolonização e o Contexto Mundial
O Fim dos Impérios Coloniais Europeus na África

     O Fim do "Novo Império Romano"
     A Vacilante Retirada Espanhola 
     A Dramática Descolonização do Congo
     O Apagar das Luzes do Império Colonial Britânico
     Império Colonial Francês: Consentimento e Confrontação
     Portugal: Primeiro a Chegar, Último a Sair
     A Luta Contra o Apartheid e a Nova África do Sul


8. ÁFRICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
África: Um Continente em Movimento
Um Novo Manancial de Esperanças
Alertando para a Reedição de Velhos Perigos
 

9. BIBLIOGRAFIA 

10. ANEXOS
Anexo 1: Ginga, a rainha quilombola de Matamba e Angola (Carlos Serrano)
Anexo 2: O rapaz e o rio
Anexo 3: O Fabuloso Império dos Mansas do Mali (Maurício Waldman)


11. DOCUMENTOS
Lei Nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003.
Decreto Nº 4.886, de 20 de Novembro de 2003.

 

 

TEXTOS E MATERIAIS CORRELATOS


Revisitando o Uidá: Novos Projetos para o Brasil e a África. Site Cortez Editora, Novembro de 2012.

 

Dossiê Cultura Afro. Entrevista Maurício Waldman, Portal Neteducação, 06/11/2012.

 

Na dúvida? Geografia: O que foi a Conferência de Berlim? Consultoria para a revista Nova Escola publicada Nova Escola, Agosto de 2012: 

 

Depoimento TV Câmara. Maio de 2012, Clique abaixo para visualização do depoimento:

parte 01
parte 02 
parte 03

 

Desafios da Afro-Educação. Artigo Site da Cortez Editora, 15-03-2011

 

Afro-Educação: Reconstruindo Compreensões e IdentidadesArtigo Site Cortez Editora 18-11-2011
(Texto masterizado e incorporado à Série Africanidades 27)

 

Depoimento para a Revista Nova EscolaOutubro de 2011 Clique aqui para visualização do depoimento.

 

 

 

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